BENFICA: ORçAMENTO FOI APROVADO à JUSTA, RUI COSTA CRITICA ADMINISTRADOR QUE SE DEMITIU: “DEVERIA ESTAR AQUI A DAR A CARA”

Orçamento do clube foi aprovado, com 47,7% dos votos a favor e com 43,2% contra. Rui Costa foi várias vezes contestado pelos cerca de cinco mil sócios que se juntaram na assembleia geral do clube

O orçamento do Benfica para a temporada 2024/25 foi aprovado, em Assembleia Geral realizada no Estádio da Luz, com 47,7% dos votos a favor e 43,2% contra. Além disso, registou-se uma abstenção de 9,19%. O orçamento aprovado tem um lucro previsto de 4,5 milhões de euros. Na semana passada, o presidente do Benfica dissera mesmo que o orçamento representa um “esforço sem paralelo na realidade nacional”, tendo como principal objetivo a reconquista do título nacional de futebol.

Para além da discussão sobre as contas, a reunião magna ficou marcada por várias intervenções de Rui Costa, que foi contestado por uma parte dos adeptos, com assobios e pedidos de demissão – para além de confrontos nas bancadas, escreve o "Record".

Um dos assuntos a que o presidente do clube se referiu foi à saída de Luís Mendes, antigo administrador da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) responsável pela área financeira: "Se foi uma surpresa para todos a saída dele, ainda mais foi para mim", disse Rui Costa. “Toda a direção está aqui presente, a dar a cara, ao contrário de um dirigente que saiu há três dias”, disse, ainda segundo o “Record”, aos sócios.

"Entrou em choque, de facto, em várias matérias com a casa. Uma das quais, por exemplo, e é pública, que tem a ver com a política desportiva das modalidades amadoras”, mas o atual líder do Benfica disse nunca se ter apercebido de algum “indício” da saída de Luís Mendes.

Rui Costa perguntou, ainda, aos cerca de cinco mil sócios que se juntaram: “Sabem quantas vezes ele [Luís Mendes] esteve no pavilhão no início do mandato e há quanto tempo não ia ao pavilhão?"

O presidente do Benfica, que já tinha dado a garantia no discurso de abertura da assembleia que não existia “nenhuma crise de liderança”, afirmou que “não há desunião na direção” do clube, voltando a atacar o ex vice-presidente do Benfica.

“Terá todo o direito à palavra e de vos explicar o porquê de ter saído do Benfica. É difícil explicar uma coisa que veio da cabeça do Luís Mendes, na terça-feira, quando comunicou que ia sair”. Mendes saiu da SAD do Benfica depois de ter sido trazida a público a existência de divergências entre o mesmo e Rui Costa.

Em relação à auditoria forense revelada esta sexta-feira – e em que, entre outras conclusões, se pôde verificar que os agentes desportivos receberam comissões acima do recomendado pela FIFA em 76% das transferências de futebolistas –, Rui Costa prometeu agir caso haja fundamento para tal: "Quem lesou o Benfica pagará por isso. Quem não deve não teme e por isso pus a auditoria cá fora." .

Sobre o mercado de transferências, garantiu que o clube tudo fez para "ficar com o Grimaldo e com o Rafa" e quanto a Jurásek, um reforço que não se impôs no clube, mencionou problemas de “adaptação”: “A responsabilidade de uma aquisição falhada será sempre minha”

2024-06-15T22:51:25Z dg43tfdfdgfd