DE SANGUE QUENTE E ACUSADO DE TRAIçãO: EIS O NOVO GUARDA-REDES DO SPORTING

O Sporting mexeu-se de forma rápida no mercado e espera ter resolvido um dos pontos débeis - são cada vez menos - do plantel. Vladan Kovacevic foi esta quarta-feira oficializado em Alvalade, com a expetativa de competir pela titularidade na baliza com Franco Israel.

Destemido e envolvido num imbróglio entre seleções, o bósnio vai abraçar o maior desafio da sua carreira, que esteve perto de passar pelo Benfica. 

Conheça melhor o percurso do jogador de 26 anos.

Passos firmes e em crescendo

Não tendo um salto imediato para o estrelato, Kovacevic tem vindo a construir a carreira a pulso e com passos firmes. Alguém que apesar do interesse gerado, não perdeu o foco e optou por subir de patamar nos momentos certos.

Sem contar com um empréstimo na transição para o futebol sénior, o Sporting é o terceiro clube que representa como profissional. Prova dessa procura pela estabilidade.

Conseguida a afirmação natural no FK Sarajevo do modesto futebol bósnio, o primeiro grande salto acontece em 2021, com a mudança para o Raków. As dúvidas se estaria preparado para a aventura polaca foram, porém, rapidamente dissipadas. 

Com uma defesa decisiva nas grandes penalidades - um dos seus pontos fortes -, acabou por dar um grande contributo para a conquista da Supertaça no primeiro dos 113 jogos realizados pelo clube.

Durante três épocas, um percurso de evolução e com os erros a aparecerem cada vez menos. Ainda assim, a concentração pode e deve ser limada na passagem por Alvalade.

Duas vezes melhor guardião do campeonato polaco, contribuiu para a histórica conquista do primeiro campeonato pelo Raków, além de participações em todas as temporadas nas competições europeias. Foi nesse contexto que o Sporting, na fase de grupos da Liga Europa, pôde ver de perto um nome referenciado.

Associado a vários emblemas durante este período, o bósnio era um nome também seguido pelo Benfica e esteve muito perto da rumar às águias em 2022. No último verão, ainda com Kovacevic na lista, a escolha dos encarnados recaiu em Trubin.

Acabou por ser o Sporting a puxar o gatilho.

Zero internacionalizações: o conflito com a FIFA envolvida 

Um dado que rapidamente salta à vista: apesar de muita qualidade, Kovacevic não tem nenhuma internacionalização A. A razão? Um caso polémico e que obrigou a intervenção da FIFA.

O guarda-redes nasceu na Bósnia, mas tem origens sérvias com cerca de 30 por cento da população do país. Fez o seu percurso nas seleções jovens dos azuis e amarelos, com a integração em algumas convocatórias da seleção principal. A estreia, porém, nunca aconteceu.

Seleção da Bósnia parece fechada a Vladan @Getty /

A ansiedade pela falta de oportunidades e algum mau-estar levaram a um deteriorar da relação entre o guarda-redes e a estrutura federativa. Alegando o seu casamento, o jogador não respondeu a uma chamada para integrar uma janela competitiva da seleção e acabou alvo de julgamento público, sem defesa das entidades bósnias.

As críticas precipitaram a decisão de Kovacevic em representar a seleção da sérvia, opção que levou a acusações de traição no seu país. Bem presentes estão os conflitos sangrentos que marcaram uma violenta guerra no território bósnio na década de 90.

Para infortúnio do guarda-redes, a FIFA acabou por não aceitar este pedido para representar a seleção sérvia. O selecionador das águias, Dragan Stojković, admitiu em março de 2023 que tinha convocado o jogador caso a autorização tivesse sido conseguida.

Aos 26 anos, Kovacevic acaba por ter fechadas as portas de qualquer seleção, associado a um rótulo de traidor para os fervorosos adeptos bósnios.

Uma decisão com sérias consequências, talvez sem o melhor acompanhamento.

Como joga?

Não é imune a erros, no entanto, coragem não lhe falta. Comunicativo e sem medos, Kovacevic alia altura a bons reflexos, além de capacidade para sair da baliza. 

A saída a cruzamentos e o controlo do jogo aéreo são aspetos de superioridade em comparação com os guarda-redes mais recentes do leão. O jogo de pés tem tido uma grande evolução e dá garantias à elevada exigência que Rúben Amorim revela aspeto.

Apesar dos muitos jogos registados como titular, nota importante para uma análise num nível competitivo inferior e um grande salto para a dimensão Liga dos Campeões.

Provavelmente não é o nome firmado que os adeptos esperariam, mas acaba por ser uma opção - dentro do valor investido - bastante interessante do Sporting para 2024/25.

Está encontrado o novo dono da baliza?

2024-06-05T17:29:46Z dg43tfdfdgfd