ROMéNIA DEIXA BALNEáRIO LIMPO E COM DEDICATóRIA ESPECIAL, APóS SER ELIMINADA DO EURO

A Seleção romena caiu aos pés dos Países Baixos, mas não foi por isso que deixou de demonstrar fair-play no final da partida. O ato de classe dos "convidados perfeitos" - palavras da UEFA - foi partilhado pela própria equipa nas redes sociais.

Apesar de ter sido eliminada, a Seleção da Roménia saiu em grande do Euro 2024 ao deixar o balneário da Allianz Arena, em Munique, onde defrontou os Países Baixos nos oitavos de final, impecavelmente limpo e arrumado. Os romenos deixaram ainda uma carta a agradecer à organização da prova.

Depois de ter sido afastada do Euro pela Seleção neerlandesa, na terça-feira, ao perder por três bolas a zero, a Roménia demonstrou que em fair-play são imbatíveis.

Na sua página de Instagram, a equipa partilhou algumas fotografias do balneário que utilizou para a partida dos 'oitavos'.

Através das capturas fotográficas é possível perceber que os romenos limparam e arrumaram de forma imaculada o balneário, não tendo deixado para trás qualquer vestígio da sua passagem pelo local.

Como se não bastasse, redigiram também uma carta a agradecer à organização do Euro 2024 por tudo o que experienciaram ao longo das últimas semanas.

"Cada jogo, cada emoção, cada experiência uniu-nos e fez-nos sentir a magia do futebol. Deixamos a Alemanha com o pensamento de que demos tudo pela Roménia e estamos gratos por tudo o que vivemos durante as semanas que passámos aqui. Foi uma honra fazer parte da grande família do futebol europeu. Assinado: Seleção Nacional de Futebol da Roménia", lê-se no texto.

O comportamento exemplar da equipa romena não passou despercebido e nas redes sociais os elogios à ação exemplar foram-se somando e até a UEFA reagiu:

"Os convidados perfeitos. Após a sua eliminação do Euro 2024 na noite passada, a Seleção da Roménia deixou o seu balneário em Munique impecável com uma carta comovente aos anfitriões alemães", escreveu o organismo que tutela o futebol europeu na rede social X.

A participação da Seleção romena no Euro 2024 foi a melhor em mais de 20 anos, visto que não alcançava a fase a eliminar desde o ano 2000, quando foi eliminada pela Itália nos quartos de final da competição (2-0).

Seleção romena segue exemplo japonês

Este ato de classe, embora pouco usual, não é caso único nos grandes palcos do futebol. A Seleção japonesa tem por hábito deixar os balneários que utiliza durante as competições internacionais limpos e arrumados com mensagens de agradecimento.

Assim foi, por exemplo, na final da Taça Asiática, em 2019, depois de terem sido derrotados pelo Qatar (3-1) e após a histórica vitória por 2-1 frente à Alemanha na fase de grupos do Mundial do Qatar, em 2022.

2024-07-04T14:30:11Z dg43tfdfdgfd